Filme "A MISSÃO"

Robert De Niro, um dos grandes protagonistas de "A MISSÂO"

Em pleno século XVIII, mais de duzentos anos após a descoberta do Brasil, havendo falta de mão-de-obra, os índios eram caçados e forçados a servir como escravos nas plantações dos colonos Europeus. 

A Companhia de Jesus, ordem religiosa jesuíta, teria então por missão evangelizar os índios, e, uma vez convertidos à Fé Cristã, os índios estariam a salvo da escravidão. 

Neste contexto histórico, em São Paulo e Minas Gerais, a mão-de-obra escrava ainda era  muito procurada, e muitos índios locais já haviam migrado mais para o Sul, iniciando-se o processo de uso das "entradas" e "bandeiras", incursões na mata de grupos de caçadores de novos escravos, na região das Missões jesuíticas. Aí se deu um confronto histórico, em que as Missões, com centenas de índios catequizados, que já conheciam a música clássica, a escrita, e a Bíblia, viriam a ser capturados eventualmente, em confrontos com os Bandeirantes.

Cartaz do filme: "A Missão", com Robert De Niro

O filme retrata este período - da chegada dos bandeirantes às Missões. E o único apoio às Missões seria agora do Rei de Espanha (pois as Missões eram reduções espanholas). 

As cortes iluministas da Europa opuseram-se aos ensinamentos e influência da Companhia de Jesus, e é certo que as autoridades portuguesas viam certas vantagens em livrar-se da presença da mão religiosa nesta área, pretendendo escravizar as comunidades índias abrigadas sob a proteção das Missões. 

O filme culmina quando as coroas Portugal e Espanha, em conluio com o emissário do Papa, e após a celebração do Tratado de Madrid, procedem por à exclusão do catequização dos índios por conta da pressão e da possível supressão da ordem jesuíta acusada de regicídio pelo Marquês de Pombal, ficando estes à mercê dos bandeirantes paulistas, e quando alguns jesuítas permanecem tentando defendê-los. (Texto adaptado a partir página de disponibilização do vídeo no You Tube).

De acordo com o portal "50 anos de filmes", a Missão "é uma trama arrojada, pretensiosa. O roteirista Robert Bolt pretendeu mostrar, através de personagens de ficção, um evento histórico complexo, difícil – a formação e a destruição das grandes missões dos jesuítas no século XVIII (a ação se passa na década de 1750) na região em torno do que é hoje a tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. No pano de fundo estão os interesses da alta hierarquia da Igreja Católica e de duas monarquias colonialistas, Portugal e Espanha, e seus administradores e membros da elite econômica no Novo Mundo". (Crítica completa pode ser acessada em: http://50anosdefilmes.com.br/2010/a-missao-the-mission/.

Filmes uma pesquisa, mas não encontramos este filme disponível para streaming no Brasil. Caso queira adquirir em DVD você poderá fazer a compra diretamente pelo site da Amazon. Clique para acessar a página de venda.

Assista ao trailer do filme e não esqueça de deixar seu comentário!




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem