Biomas do Brasil: "CERRADO" (Parte 1)

Interior de cerrado típico na Floresta Nacional de Paraopeba, MG. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cerrado_t%C3%ADpico#/media/File:Flona_Paraopeba_-_Meio_do_cerrado.jpg

"Das savanas tropicais Do cerrado brasileiro Carnes, leites e cereais Viajam ao mundo inteiro Os olhos famintos do mundo Voltam-se ao continente Os frutos daqui oriundos Chegam ao longínquo Oriente

Geovane Alves de Andrade

Com a poesia apresentada acima, abrimos esta postagem onde a ideia é discutir definições e conceitos sobre o bioma cerrado, um dos mais importantes do Brasil. 

Outras poesias podem ser visualizadas no livro: "Poesias sobre o Cerrado", elaborado a partir do IX Simpósio Nacional sobre o Cerrado e II Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais. CLIQUE AQUI para acessar este livro".

Cerrado Mato-grossense. Foto: João paulo Meira Marinho

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em seu portal oficial, o "Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade". (Trecho extraido da página "CERRADO" do portal do MMA).

Apresentando grande diversidade de fauna e flora, este bioma se apresenta também com grande importância social, já que muitas populações sobrevivem de seus variados recursos naturais. Entre essas pessoas podem ser citados os quilombolas, indígenas, raizeiros, quebradeiras de coco babaçu, ribeirinhos, entre outros.

Segundo o site: Cerratinga: Produção Sustentável e Consumo Consciente, em sus página: "População do Cerrado, "o Cerrado abriga 216 terras indígenas (TIs) e 83 diferentes etnias. No entanto, a grande maioria das TIs não passou por um processo de regularização fundiária. Tal condição resulta em sérios conflitos fundiários, os quais têm sido um dos fatores de ameaça de extinção para diversos grupos indígenas.

No caso de comunidades quilombolas, no Brasil existem hoje cerca de 1700 comunidades certificadas pela Fundação Palmares. No entanto, até 2012, segundo o INCRA, apenas cerca de 200 comunidades tiveram suas terras tituladas. No Cerrado, onde a disputa por terras para a produção de commodities cresce a cada dia, a situação das comunidades quilombolas que aguardam a demarcação de seus territórios é crítica".

Do ponto de vista dos recursos naturais, pode ser descrito 11 tipos principais de vegetação, organizadas em três grupos: 
  • As formações FLORESTAIS (Mata Ciliar; Mata de Galeria; Mata Seca e Cerradão); 
  • As formações SAVÂNICAS (Cerrado - sentido restrito; Parque de Cerrado; Palmeiral e Vereda);
  • As formações CAMPESTRES (Campo Sujo; Campo Limpo e Campo Rupestre). 
Podemos perceber que o conhecimento sobre o bioma cerrado é de fundamental importância, para procurar garantir sua preservação e sustentabilidade, já que segundo o Ministério do Meio Ambiente, este bioma é o que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral (apenas 8,21% do território do Cerrado está protegido por Unidades e Conservação, sendo que deste total, 2,,85% são Unidades de Conservação de Proteção Integral e 5, 36% são Unidades de Conservação de Uso Sustentável, incluindo RPPNs).

Apresentamos a seguir alguns vídeos e links para você enriquecer o conhecimento sobre o bioma Cerrado.

01 - CERRADO: BERÇO DAS ÁGUAS DO BRASIL


02 - VOCÊ CONHECE O CERRADO?



REFERÊNCIAS:
ANDRADE, Geovane Alves de. Poesias sobre o cerrado. In: IX Simpósio Nacional sobre o Cerrado e II Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais. Disponível em: http://simposio.cpac.embrapa.br/simposio_pc210/outros/poesias.pdf. Acesso em: 23/01/2016;

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. O Bioma Cerrado. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/biomas/cerrado.html. Acesso em: 23/01/2016;

CERRATINGA. População do Cerrado. Disponível em: http://www.cerratinga.org.br/cerrado/populacao/. Disponível em: 23/01/2016;

RIBEIRO, José Felipe; WALTER, Bruno Machado. Tipos de Vegetação do Bioma Cerrado. Disponível em: https://www.embrapa.br/cerrados/colecao-entomologica/bioma-cerrado#:~:text=S%C3%A3o%20descritos%2011%20tipos%20principais,Campo%20Limpo%20e%20Campo%20Rupestre). Acesso em: 23/01/2016;



DICAS PARA ENRIQUECER SEU CONHECIMENTO SOBRE O TEMA:


LIVRO: VAMOS CONHECER O CERRADO: Corredor ecológico da Região do Jalapão. CLIQUE AQUI e ACESSE!

LIVRO; MANUAL PARA RECUPERAÇÃO DA VEGETAÇÃO DE CERRADO. CLIQUE AQUI e ACESSE!

LIVRO VERMELHO DA FLORA DO BRASIL - 2014; Plantas Raras do Cerrado. CLIQUE AQUI e ACESSE!

ARTIGO: A CONSERVAÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO. CLIQUE AQUI e ACESSE!


Obs. Os direitos autorais dos vídeos apresentados nesta página, pertencem aos proprietários dos mesmos. Nosso site não hospeda nenhum vídeo aqui apresentado, apenas disponibiliza o link ou player (que executa esses filmes). Este material está hospedado no YouTube (plataforma de vídeos online) e seus direitos pertencem a seus respectivos proprietários.

2 Comentários

  1. Cada bioma possui suas singularidades e o Cerrado é extremamente interessante. É uma pena que ele seja tão devastado pela ação humana.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post. O Cerrado é mesmo riquíssimo em biodiversidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem