A utilização de "DRONES" e "VANTS" como suporte à estudos geográficos (Parte 1)

Drone Agrícola Parrot Disco-Pro AG fazendo mapeando aéreo de uma plantação. Fonte: https://www.santoslab.com/servicos/agricultura/

Nos últimos anos, o uso de "Vants" - Veículos Aéreos não Tripulados e "Drones", têrm revolucionado diversos campos da ciência e tecnologia, trazendo inúmeros avanços para o mundo da Geografia, especialmente no levantamento de informações geográficas, seja no espaço rural como no urbano.

No espaço rural, estas tecnologias têm revolucionado a forma como se monitora a agricultura e a pecuária de precisão. 

Caso queira conhecer um pouco mais sobre as origens e as diferenças entre os "vants" e os "drones", sugerimos a matéria "Entenda a diferença entre Drone e VANT e suas aplicações práticas", produzida por Felipe Alencar ao portal "TechTudo", 

Nesta postagem, apresentamos uma coleção de vídeos que melhor ilustram o uso desta tecnologia em áreas técnicas como a fotogrametria; a cartografia e o geoprocessamento, que para a ciência geográfica é fundamental para melhor compreender nosso espaço geográfico.

Fique à vontade para opinar, sugerir, comentar e compartilhar nossa publicação.

1. DRONE AUMENTA EFICIÊNCIA DA PULVERIZAÇÃO AGRÍCOLA


O vídeo apresenta drone produzido pela empresa do Rio Grande do Sul "SkyDrones" voltado para a pulverização agrícola. Duração: 00:00:33

2. DRONES SOBRE O CAMPO


Neste vídeo, podemos ver que os avanços em áreas da tecnologia da computação e o desenvolvimento de sistemas de navegação e geoprocessamento ampliam as perspectivas de uso dos veículos aéreos não tripulados na agricultura. 

No vídeo, Lúcio André de Castro Jorge, engenheiro na "Embrapa Instrumentação" de São Carlos, e o doutorando no "Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação" da USP Bruno Squizato Faiçal falam sobre as possibilidades do uso de drones para auxiliar agricultores a aumentar a produtividade e reduzir danos em lavouras. Duração: 00:06:30.

3. USO DE DRONES NA AGRICULTURA (CAFEICULTURA)


Reportagem sobre o uso de 'vants" na monitoria agrícola de lavouras de café, no sul de Minas Gerais. Duração: 00:03:30.

4. DRONES NA AGRICULTURA


Mais uma matéria interessante sobre o uso de drones nas mais diversidades utilizações, inclusive no controle agrícola. Duração: 00:04:18

5. MAIS DRONES USADOS NA AGRICULTURA


Pequena aeronave vem sendo utilizada no monitoramento de lavouras para detectar ataques de pragas e acompanhar o desenvolvimento das plantas. Duração: 00:03:11.

6. FOTOGRAMETRIA POR DRONES


Duração: 00:07:00.

7. AGRICULTURA DE PRECISÃO COM DRONES


Segundo a AUVSI - Associação Internacional de Sistemas de Veículos Não Tripulados a agricultura será responsável por 80% das vendas anuais de drones.

O Brasil é um dos maiores mercados do mundo para esta tecnologia, a "Droneng" oferece uma estrutura completa para você iniciar o seu negócio. Duração: 00:02:42.

8. DRONE NA INSPEÇÃO DE FAZENDAS


Obs. Os direitos autorais dos vídeos apresentados nesta página, pertencem aos proprietários dos mesmos. Nosso site não hospeda nenhum vídeo aqui apresentado, apenas disponibiliza o link ou player (que executa esses filmes). Este material está hospedado no YouTube (plataforma de vídeos online) e seus direitos pertencem a seus respectivos proprietários.
Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem