REVISTA TERRA LIVRE (AGB Nacional)

Espaço Geográfico em discussão - Município de Matão (SP) - Autor: Marco Aurélio - Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%A3o#/media/File:Mat%C3%A3o_01.jpg

Terra Livre é uma publicação da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) que tem por objetivo divulgar matérias concernentes aos temas presentes na formação e prática dos geógrafos e sua participação na construção da cidadania

Nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, notas, resenhas, comunicações, entre outras, de todos os que se interessam e participam do conhecimento propiciado pela Geografia, e que estejam relacionados com as discussões que envolvem as teorias, metodologias e práticas desenvolvidas e utilizadas nesse processo, assim como com as condições e situações sob as quais vêm se manifestando e suas perspectivas. 

"A produção do conhecimento faz-se a partir da prática, ou pelo menos, deve levá-la em conta. Em função disso, a AGB, como entidade que aglutina uma parcela da sociedade, deveria ter como meta a soldagem desse segmento particular com a prática social.

Foi com base nessas idéias que reformulamos a dinâmica das reuniões de Gestão Coletiva e do próprio Encontro Nacional de Geógrafos. Decidimos que seria essencial e prioritário equiparmos a entidade com uma revista de circulação nacional, que tivesse como pretensão transpor os muros da "comunidade geográfica".

Isso aparece com clareza, quando definimos no projeto editorial, que a revista TERRA LIVRE deve "... veicular artigos que manifestem compromissos com as lutas da sociedade", assim como "... sobre questões mais gerais e diretamente relacionadas com os principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira". Em suma, trata-se de trazer a Geografia para desvendar a dinâmica da sociedade." (Trecho da apresentação da Revista Terra Livre nº 01; ano 1, 1986).

Capa da edição de 1987 - Ano 2 - nº 02

Através da página da Revista é possível fazer a leitura de todos os números publicados, a partir de 1986 (Ano 1, nº 01) até os dias atuais.

Confira toda a produção deste periódico, clicando no botão a seguir:
Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem